• Daiane Publio Dias

"O meu sotaque é muito carregado"



Mesmo em português, a sua belíssima língua materna, você tem sotaque. O seu sotaque revela sua origem, cultura, história, etc. Há um elemento emocional intrínseco ao nosso sotaque.


O seu sotaque representa, sobretudo, a sua coragem em se desafiar a aprender uma língua estrangeira. Nada mais natural: ao aprender inglês, sem querer você vai deixar o seu sotaque transparecer. Não há absolutamente nada de errado nisso.


Talvez você tenha dificuldade em produzir sons que não existem na língua portuguesa, mas isso não tem relação alguma com o seu sotaque. Aliás, você pode aprendê-los! Nós temos o mesmo hardware: cérebro, língua, cordas vocais, dentes, lábios, etc. São essas as ferramentas que a pronúncia exige, pois ela é um fenômeno físico e, como tal, pode ser desenvolvida.


Já o seu sotaque... Ah, o seu sotaque vai trazer melodia a tudo isso! Respeite-se e aprenda a amar o seu sotaque. Ele prova que você não tem medo de ousar e aprender uma língua diferente.


Compartilhe esse post para que as pessoas parem de sentir vergonha do próprio sotaque e tenham orgulho de serem bilíngues.



Escrito por Daiane Publio Dias

Professora de inglês

Recent Posts

See All