• Daiane Publio Dias

O inglês não é uma língua fonética

Isso significa que a ortografia da língua inglesa não se parece com a pronúncia. Por exemplo, a ortografia e o significado das palavras flower e flour são diferentes, mas a pronúncia é exatamente a mesma. No entanto, apesar da semelhança na grafia das palavras though, through e tough, a pronúncia é de cada uma delas é completamente diferente.


Ao contrário da língua portuguesa, cujos fonemas* correspondem com a grafia das palavras, a ortografia do inglês é um péssimo guia para treinar a pronúncia.

"O acontece se eu ler as palavras como são escritas?" A resposta a essa pergunta varia entre passar vergonha e ninguém te entender.


Então como aprender a pronunciar as palavras em inglês?


  1. Assista ao seu filme ou série favorita com legendas em inglês. Não se preocupe em entender o significado de cada palavra. Concentre-se no objetivo de conectar a escrita das palavras com a pronúncia que você ouvir.

  2. Cante a sua canção favorita. Escolha uma canção e tenha a letra em mãos. Escute a canção e acompanhe a letra em silêncio, sem se preocupar em entender palavra por palavra. Quando se sentir confiante, cante sem medo seguindo a letra! O exercício de cantar neutraliza o seu sotaque e, sem muito esforço, você vai pronunciar as palavras com mais naturalidade.

  3. Use e abuse dos dicionários online da Oxford e Cambridge. Os dicionários online da Oxford e Cambridge têm uma ferramenta incrível para treinar a pronúncia: ao buscar uma palavra, eles apresentam a pronúncia para você escutar e a escrita fonética para você visualizar. Escute atentamente e repita a palavra em voz alta. Veja o exemplo abaixo com a palavra through.


Se você incorporar essas práticas ao seu dia a dia, não só a sua pronúncia da língua inglesa vai melhorar, como também a sua compreensão auditiva. Gostou? Compartilhe com alguém que precisa melhorar a pronúncia do inglês.



*Fonemas: em linguística o fonema é a menor unidade sonora de uma língua, que quando articulado e combinado a outros fonemas, formam palavras e frases.




Escrito por Daiane Publio Dias

Professora de inglês