• Daiane Publio Dias

"Eu entendo tudo, mas travo na hora de falar"


Sabe porque a sua compreensão da língua inglesa parece mais avançada do que a sua fala? A fala exige estratégias diferentes para se desenvolver. Quando você se dá conta disso, não há obstáculos no mundo que te impeçam de falar inglês com clareza e confiança. Vamos entender como?

Ao ler e ao escutar você é quem recebe a mensagem. Você não precisa saber todas palavras para entender uma história, pois o seu cérebro é capaz de compreender o significado como um todo através das palavras-chave que conseguiu entender ou por meio de outros recursos, como gestos, entonação, expressões faciais, etc. Por isso você sente que a sua compreensão da língua é melhor do que a sua fala.


Por outro lado, ao falar, você é quem transforma as palavras em uma história. E esse exercício é desafiador, pois você precisa fazer de palavras e estruturas em sua cabeça uma narrativa compreensível para quem te escuta.


Às vezes, as ideias na sua cabeça estão claras e organizadas, mas na hora em que você tenta explicá-las... você trava ou ninguém te entende. O motivo pelo qual esse problema se repete é que nós não exercitamos a fala. E não é a toa que grandes líderes ensaiem antes de um discurso, e que profissionais ensaiem antes de uma apresentação ou um workshop: eles precisam construir um canal entre o cérebro e a boca.


"Eu leio muito, mas meu inglês não melhora"


Esse é outro problema enfrentado por muitas pessoas. A leitura não vai te transformar num Winston Churchill, num grande orador da língua inglesa. Ler é um excelente exercício para expandir o seu vocabulário, mas esse vocabulário nunca vai sair da sua boca se você não treiná-lo através da fala. É a velha história: você entende tudo, mas trava na hora de falar.


Em suma: para falar bem, você precisa FALAR.

  • Não desperdice as oportunidades de falar inglês;

  • Permita-se cometer erros, observe-os e aprenda com eles;

  • Sempre repita em voz alta.


Agora que você sabe que é preciso dedicar mais tempo (não é tempo chorando, resmungando ou a espera de um milagre, mas falando) para desenvolver a sua fala em inglês, eu vou te mostrar algumas técnicas que você pode colocar em prática sozinha aí na sua casa:


Tell a story a thousand times: essa técnica permite que você consiga observar a sua evolução com clareza ao longo de três dias:

  1. Escolha uma história. Leia a história, anotando palavras-chave para estruturar a sua apresentação.

  2. Quando você se sentir segura, conte a história em voz alta para si mesma. Use as palavras-chave que você anotou para não se perder.

  3. Não esqueça de gravar a si mesma e, ao final, escutar a sua apresentação tomando nota mental do que pode melhorar. Se sentir necessidade, repita!

  4. Repita essa técnica ao longo de três dias. Ao final, escute todos os áudios. Você verá com clareza a diferença de qualidade entre o primeiro e o último.


Shadowing: melhore a sua pronúncia e passe a falar com mais naturalidade. Tudo o que você precisa é selecionar um trecho (aprox. 2 a 5 minutos) do seu filme, série, documentário ou podcast favorito e ter acesso ao texto ou a legenda em inglês.


  1. Assista ou escute o trecho acompanhando as legendas ou texto em inglês.

  2. Assista ou escute o trecho e, ao mesmo tempo, leia a legenda ou texto em voz alta, tentando acompanhar o ritmo e entonação da pessoa.

  3. Tire a legenda ou deixe o texto de lado e tente repetir o que a pessoa fala em voz alta, seguindo o seu ritmo e entonação.

  4. Lembre-se que todas as etapas acima podem ser repetidas várias e várias vezes até você se sentir segura.


Taboo: você pode jogar Taboo em inglês consigo mesma ou entre amigos. E não precisa gastar dinheiro, pois você encontra facilmente cartões do jogo em vários níveis (do básico ao avançado) no Google.


Talk to yourself: é um exercício estranho, mas que funciona. Explique pra você mesma como é o seu trabalho, os projetos nos quais está trabalhando atualmente, etc.


Gostou das dicas? Eu te desafio a testar pelo menos uma delas e depois me contar se você sentiu uma diferença positiva na sua fala.


Escrito por Daiane Publio Dias




Eu me chamo Daiane Publio Dias e o meu propósito é ajudar profissionais e acadêmicos a falar inglês com segurança e fluência por meio de cursos online inovadores e práticos.




Recent Posts

See All