• Daiane Publio Dias

6 motivos porque o seu inglês não se desenvolve



Em minha experiência como professora de inglês, já ouvi muitas desculpas porque as pessoas não aprendem inglês. De falta de tempo a falta de talento, nenhuma delas me convence. E hoje vou listar aqui as principais desculpas que atrapalham o seu desenvolvimento como falante da língua inglesa.


1. Você se recusa a entender conceitos gramaticais básicos como a diferença entre adjetivos e substantivos. Se você continuar a ignorar a realidade de que a gramática é uma ferramenta para transmitir sentido, você vai continuar a cometer erros sofríveis e nunca será capaz de corrigi-los.


2. Você estuda por horas quando o interesse ou o desespero surgem das profundezas, mas não tem disciplina. Resultado? Esquece tudo! Como todos os hábitos saudáveis, aprender envolve planejamento. Portanto, defina com antecedência um cronograma de estudos (temas, página de livros, horários, etc.) em momentos que poderá dedicar-se sem distrações. Seja realista consigo mesmo. Não elabore um cronograma que você sabe que não será capaz de colocar em prática.


3. Você não permite que a língua inglesa seja parte da sua vida. Há uma infinidade de fontes de cultura e entretenimento em #inglês: Cinema, música, livros, jogos, apps, etc. Se você se permitir o deleite, vai aprender novas palavras, conectar palavra escrita com a pronúncia (inglês não é uma língua fonética) e vai começar a compreender a língua de uma maneira orgânica ao invés de se ressentir.


4. Você memoriza palavras fora de contexto e acaba falando de uma forma estranha que ninguém entende. Isso acontece porque ainda que você saiba o significado de uma palavra, você não sabe usá-la. Escolha um dicionário confiável (Cambridge ou Oxford) e leia a definição da palavra ao invés da tradução, assim como as frases exemplos. Dessa maneira você compreenderá em que contextos e com que preposições pode usá-la, evitando assim situações constrangedoras.


5. Você pensa que apenas pessoas talentosas têm uma boa #pronúncia, então acha que não adianta perder o seu tempo a praticando. Errado! E essa convicção é fundamentada falta de conhecimento sobre o tema, pois pronúncia não é um dom. Pronúncia é um fenômeno físico que envolve posição da língua, dentes, lábios, etc. Treine. Ninguém tem a obrigação decifrar sua pronúncia incompreensível só porque você tem preguiça.


6. Você evita ao máximo situações em que pode falar inglês. No entanto, são exatamente esses os momentos em que você vai desenvolver o domínio do idioma de uma forma orgânica ao contrário do ambiente controlado da sala de aula. Não desperdice oportunidades de cometer erros!


O que mais está te impedindo de desenvolver o seu domínio da língua inglesa? Se precisar de apoio, entre em contato comigo.


Escrito por Daiane Publio Dias